quarta-feira, 28 de abril de 2010

Regulamento da 1ª Copa Intermunicipal de Futebol 2010

Das disposições preliminares

Artigo 1º- A 1ª Copa Intermunicipal de Futebol será regida pelas regras oficiais de Futebol, adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF e pelo que dispuser este regulamento.

Artigo 2º- O campeonato tem como objetivo promover a integração dos atletas, oportunizando a prática esportiva, como meio de saúde, criatividade e integração social, contribuindo assim para formar cidadãos críticos e conscientes não somente no âmbito esportivo, mas, em toda sua formação.

Artigo 3º- A fórmula de disputa, as datas, horários e locais deste campeonato constam na tabela de jogos, em anexo neste regulamento.

Da organização da tabela de jogos

Artigo 4º- A tabela de jogos será a constante deste campeonato.

Artigo 5º- O mando de campo da partida será sempre do clube que figurar a esquerda da tabela de jogos.

Artigo 6º- Sempre que houver necessidade de trocar o uniforme por decisão da arbitragem, esta troca caberá ao clube mandatário.

Artigo 7º- A classificação das equipes será regida pelo sistema de pontos ganhos, observando os seguintes critérios:

A) Por vitória 3 (três) pontos;
B) Por empate 1 (um) ponto;
C) Derrota 0 (zero) ponto.



Participação e inscrição das equipes

Artigo 8º- Para que uma equipe possa ser inscrita e participar da 1ª Copa Intermunicipal de Futebol é preciso que siga os seguintes procedimentos:
Parágrafo primeiro- Fazer sua inscrição junto à organização, até o dia 15 de Abril de 2010.

Parágrafo segundo- Efetuar o pagamento da taxa de inscrição junto à organização até a 3ª rodada da competição.

Parágrafo terceiro- Entregar a Ficha de Inscrição da Equipe (modelo enviado por e-mail ou tirado pelo site) devidamente preenchida.

Artigo 9º- Cada equipe poderá se inscrever com no mínimo 18 atletas e no máximo 25.

Artigo 10º- Os atletas terão até a 3ª rodada para expedirem a carteirinha que dará condições de jogo.

Artigo 11º- somente poderão participar das outras fases da competição atletas inscritos até a última rodada da primeira fase.

Categorias, bolas e tempo de jogo

Artigo 12º - Categorias, bolas e tempo de jogo serão os seguintes:



Artigo 13º - Cada equipe tem que apresentar ao árbitro da partida uma bola em condições de jogo, no tamanho especificado no Art. 12º que terá a aprovação ou não do árbitro e será usada na partida.

Do adiamento, da suspensão, da impugnação, ausência e validade da partida.
Artigo 14º- Qualquer partida em virtude de mau tempo ou por motivo de força maior poderá ser adiada pela coordenação desde que o faça em tempo hábil, dando-se ciência aos representantes das associações interessadas e ao árbitro da partida.

Parágrafo único - Quando a partida for adiada pela coordenação, por um representante de equipe, ou pelo árbitro do jogo, caberá aos mesmos interessados a remarcação em local, data e horário para a realização da partida.

Artigo 15º- Uma partida só poderá ser adiada, interrompida ou suspensa quando ocorrerem os seguintes motivos, que impeçam a sua realização ou continuação:

A) Falta de segurança;
B) Mau estado do campo, que torne a partida impraticável ou perigosa;
C) Conflitos ou tumultos graves no campo de jogo ou no estádio;
D) Invasão generalizada do campo de jogo.

Arbitragem

Artigo 16º- A arbitragem dos jogos será realizada conforme designação da organização do campeonato.

Artigo 17º- O árbitro só dará início ao jogo, após verificar, pessoalmente, terem os atletas das equipes disputantes assinado a súmula do jogo, após suas identificações.

Artigo 18º- A taxa de arbitragem convencionada para a 1ª Copa Intermunicipal de Futebol tem o valor de R$ 40,00 por equipe/jogo.

Artigo 19º- O árbitro, juntamente com o mesário, entregará ao final das partidas, ao representante legal de cada equipe de jogo, uma cópia da súmula de cada partida.

Artigo 20º- Quanto à decisão da arbitragem não caberá recurso.




Das Infrações e penalidades

Artigo 21º- As infrações e irregularidades cometidas por atletas, dirigentes, coordenação e arbitragem serão analisadas e julgadas pela comissão organizadora.

Artigo 22º- A comissão organizadora poderá a qualquer momento convocar dirigentes, técnicos ou responsáveis por suas equipes para sanar irregularidades extra campo.

Artigo 23°- Não serão mostrados cartões vermelhos em nenhuma das categorias pelos árbitros da partida nesta 1ª edição da Copa Intermunicipal de Futebol 2010.

Artigo 24º- O atleta que receber o segundo cartão amarelo na mesma partida, estará automaticamente eliminado do jogo e não poderá ser substituído por outro atleta.

Artigo 25º- O atleta excluído pelo segundo cartão amarelo não precisará cumprir suspensão automática na próxima partida de sua equipe, estando livre para jogar.

Artigo 26º- O dirigente, técnico ou massagista que for excluído do banco de reservas, pelo árbitro, deverá ausentar-se do mesmo, sob pena de não mais participar dos jogos da sua equipe nesta temporada de 2010.

Artigo 27º- A equipe, cuja torcida invada o campo de jogo, praticando violência, agressões, distúrbios, provocando a suspensão do jogo, conforme decisão da arbitragem, será considerada perdedora, mesmo estando com o placar a seu favor.

Da fórmula de disputa


Artigo 28º- A 1ª Copa Intermunicipal contará com a presença de dez (10) agremiações. A 1ª fase da competição será disputada em turno único, cada agremiação disputará no mínimo onze (09) jogos.

Artigo 29º- A 2ª fase da competição contará com as oito (8) agremiações melhor colocadas em cada categoria. Este fase será de eliminatórias, e denominada quartas de final, sendo assim colocadas e com direito de jogar pelo empate as equipes que ficarem melhores posicionadas na 1º fase da competição.

Parágrafo único- 1º colocado X 8º colocado
2º colocado X 7º colocado
3º colocado X 6º colocado
4º colocado X 5º colocado

Artigo 30º- A terceira fase da competição denominada de Semifinal será montada de forma que os primeiros colocados da primeira fase, que classificarem-se para a semifinal, tenham o direito de jogar com a vantagem do empate.

Parágrafo único- Vencedor entre 8º e 1º colocado X entre 6º e 3º colocados;
Vencedor entre 7º e 2º colocado X entre 5º e 4º colocados.

Artigo 31º- A quarta fase da competição será decidida pelos vencedores das semifinais. Será denominada Final e dado o direito de jogar pelo empate à equipe melhor colocada na 1ª fase da competição.

Parágrafo único- Será disputado o terceiro lugar pelas equipes derrotadas na fase anterior denominada Semifinal e será dado o direito de empate a equipe melhor colocada na 1ª fase da competição.

Dos Critérios para desempate

Artigo 32º- Ao término da 1ª fase da competição, ocorrendo igualdade de pontos ganhos entre duas ou mais agremiações, o desempate será efetivado com aplicação dos critérios de índices técnicos a seguir:

A)- Maior número de vitórias na primeira fase;
B)- Maior número de gols marcados na primeira fase;
C)- Maior saldo de gols pró na primeira fase;
D)- Confronto direto na primeira fase;
E)- No caso de empate no confronto técnico, haverá jogo extra em local ser definido.

Da parte técnica

Artigo 33º- Nas categorias sub-10 e sub-12 não haverá limite de substituições, devendo o atleta assinar súmula de jogo, e aguardar a autorização do assistente ou árbitro para efetuar a substituição..

Parágrafo único- O atleta substituído não poderá retornar a campo.

Artigo 34º- Nas categorias sub-14 e sub-16 haverá limite de 07 substituições, o atleta deverá assinar a súmula e aguardar a autorização do assistente e do árbitro para efetuar a substituição.

Parágrafo único- O atleta substituído não poderá retornar a campo.

Artigo 35º- Na categoria sub-10, o tiro de meta será cobrado na linha da grande área, assim como os escanteios serão cobrados entre a linha da grande área e a linha de fundo.

Transporte

Artigo 36º- O transporte é de inteira responsabilidade de cada equipe, independente dos locais dos jogos.

Assistência médica

Artigo 37º - Os dirigentes de cada delegação são os responsáveis pelas condições físicas de cada atleta, declarando estarem os mesmos aptos para a prática de exercícios físicos, atividades físicas e esportivas, isentando a Organização de qualquer responsabilidade.
Artigo 38º - As equipes participantes deverão ter a cobertura de um seguro médico assim como tomar as medidas de segurança necessárias já que a organização da 1ª Copa Intermunicipal não se responsabiliza por lesões, enfermidades, furtos ou roubos que sofrerem os participantes, dentro ou fora dos recintos desportivos aonde se realiza a competição.
Artigo 39º - A decisão do dirigente de permitir ao participante jogar, contrariando a recomendação médica, será de total responsabilidade do mesmo.

Das premiações, troféus e medalhas
Artigo 40º- Na 1ª Copa Intermunicipal de Futebol serão outorgadas as seguintes premiações:
A) 1º colocado: Troféu de campeão e medalhas em todas as categorias;
B) 2º colocado: Troféu de vice-campeã e medalhas em todas as categorias;
C) 3º colocado: Troféu e medalhas em todas as categorias;
D) 4º colocado: Troféu e medalhas em todas as categorias;
E) 5º colocado a 10º colocado: Troféus de participação e medalhas em todas as categorias;
F) O artilheiro receberá medalha de goleador da competição;
G)O goleiro menos vazado receberá medalha, pela média de gols sofridos, divididos pelo nº de jogos, concorrendo o goleiro que jogar no mínimo 09 (nove) partidas;
H) A equipe mais disciplinada da competição receberá um troféu;

Das disposições finais

Artigo 41º- Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela comissão organizadora.

Artigo 42º- Este regulamento, aprovado pelas equipes participantes em conjunto com a comissão organizadora, entra em vigor nesta data.


Comissão Central Organizadora, 15 de Abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário